top of page

Solução antes do problema: o poder do monitoramento contínuo em SEO

  • Foto do escritor: Juliana Melo
    Juliana Melo
  • 22 de ago.
  • 4 min de leitura

Em vários dos nossos materiais, a gente sempre usa termos do tipo “a magia da otimização” para falar sobre o SEO.


É só força de expressão, lógico… mas não dá para negar que, para quem observa de fora, os especialistas em Search Engine Optimization parecem trabalhar com forças quase místicas. 🧙


Aquele esforço para entender as intenções de busca dos usuários, por exemplo, passa até uma vibe meio telepática. Mas a skill mais lendária dos times de SEO é, sem dúvidas, a capacidade de prever o futuro.


É isso mesmo. Só que, no lugar das bolas de cristal, nós usamos diversas ferramentas tecnológicas para monitorar as plataformas digitais de maneira precisa, sem depender de adivinhações. Muitas vezes, esse acompanhamento pode até mesmo evitar o surgimento de problemas futuros


Bateu a curiosidade? Então vem com a gente, que vamos te explicar direitinho como tudo isso apareceu na trajetória de uma empresa que temos a oportunidade de atender aqui na Wesearch.


1. O cenário


A história épica que trouxemos hoje é estrelada por uma grande empresa da indústria papeleira que tinha um site bastante robusto, com alguns subdomínios e um número gigantesco de páginas.


Quando se fala em plataformas digitais, uma falhinha pequena na estrutura pode ser suficiente para prejudicar (e muito) a estratégia de otimização das marcas – especialmente em sites grandes como esse que acabamos de mencionar –.


Afinal, os algoritmos do Google nunca param. Esses bots são os responsáveis por definir a ordem em que os resultados aparecem nas SERPs (páginas de resultados das buscas), então eles estão sempre vasculhando e analisando os sites da web.


É por meio desse processo que os algoritmos informam ao buscador quais portais são realmente confiáveis, estáveis e relevantes. Por isso, quando você investe em SEO para melhorar a performance da sua empresa, é importantíssimo saber como os bots “enxergam” o site da sua marca.


Felizmente, esse cuidado faz parte da consultoria da Wesearch. 


O site da gigante papeleira que apresentamos lá em cima, assim como os dos nossos outros clientes, é frequentemente analisado pela nossa equipe. É um monitoramento contínuo feito por meio de um recurso que chamamos de rastreio.


De maneira simplificada, o rastreio simula o percurso dos algoritmos rastreadores do Google, o que nos permite ter uma ideia de como o buscador anda “lendo” a estrutura do site. Ele retorna códigos de status que mostram a situação de todas as páginas (indicando quando alguma delas está quebrada ou redirecionada, por exemplo).


Foi graças a esse mecanismo que nós conseguimos prever o futuro do site e evitar um sério problema na estratégia de otimização da marca. Normalmente, problemas como esse só são detectados quando o Google já os reporta e, quando chega a esse ponto, o estrago já está feito. Mas, com o nosso monitoramento contínuo, identificamos a falha antes que ela impactasse o ranqueamento do site, permitindo uma correção ágil e evitando prejuízos para a autoridade do domínio.


2. A solução (antes do problema)


Durante o rastreio, nossa equipe percebeu um aumento gritante e repentino no número de redirecionamentos que ocorriam no site da nossa cliente.


Gritante mesmo. Para você ter uma ideia, a quantidade de páginas redirecionadas aumentou mais de 26% no período de 11/04/2023 a 28/05/2023.


Aumento de redirecionamento do primeiro ao último dia do período


ree

A gente explica: o redirecionamento ocorre quando o usuário acessa o endereço de uma página (a URL) e é automaticamente direcionado para uma URL diferente. É tipo um “teletransporte” que leva os visitantes do site de uma página A para uma página B sem que eles precisem realizar qualquer ação específica.


Obviamente, isso só faz sentido quando o conteúdo exibido é igual nas duas URLs. A ideia é garantir que o usuário consiga acessar a página que procura, independentemente do endereço que aparece na barrinha do navegador!


Acontece que um aumento muito grande no número de redirecionamentos inesperados pode ser um sinal de alerta para o SEO.


Afinal, o bom desempenho nas páginas de resultados é fruto do acúmulo de autoridade, algo que leva um tempo para se consolidar. É como se o Google precisasse de um tempo para passar a confiar em um site e considerá-lo relevante.


O boom de redirecionamentos foi o indício que revelou um problema em várias URLs do site. A correção dessa falha técnica evitou que o buscador tivesse dificuldades para reconhecer a autoridade do domínio. Sem isso, os algoritmos de classificação provavelmente encarariam as páginas como se elas fossem completamente novas.


Foi graças a esse mecanismo que nós conseguimos prever o futuro do site e evitar uma tragédia na estratégia de otimização da marca. Normalmente, problemas como esse só são detectados quando o Google já os reporta e, quando chega a esse ponto, o estrago já está feito. Mas, com o nosso monitoramento contínuo, identificamos a falha antes que ela impactasse o ranqueamento do site, permitindo uma correção ágil e evitando prejuízos para a autoridade do domínio.


É um exemplo de como o monitoramento contínuo é essencial para a contenção de danos: se não fosse pelo nosso acompanhamento regular, o site da empresa teria perdido bastante força nas SERPs. Em casos como esses, a autoridade pode demorar vários meses para ser recuperada.


Graças à habilidade de previsão e ao cuidado atento do nosso time, as falhas técnicas foram resolvidas antes mesmo de se tornarem problemas. Para o alívio de todo mundo, o ranqueamento do site nas buscas não chegou a ser afetado. 


Ufa! Gostou de conhecer a importância do monitoramento para as estratégias de SEO? Então que tal continuar aprendendo?


No Blog da Wesearch, você encontra vários conteúdos superinformativos sobre vários temas essenciais para quem deseja mergulhar de verdade no universo mágico da otimização. Se você quer descobrir o que fazer para impulsionar ainda mais a visibilidade orgânica da sua empresa, vale a pena acompanhar os nossos posts! E para mais informações sobre como podemos te ajudar, vem falar com a gente...😉

Comentários


bottom of page