top of page

Dividir para conquistar: a força do SEO para trazer leads qualificados

  • Foto do escritor: Juliana Melo
    Juliana Melo
  • 21 de ago.
  • 4 min de leitura

Você acha que atender às necessidades da clientela é algo importante para uma marca?


Pois é, a resposta para essa pergunta parece bem óbvia mesmo. Nos negócios, é difícil conquistar popularidade quando você não consegue corresponder ao que o seu público procura.


E a mesma lógica vale para o mundo digital!


Para quem investe em SEO para impulsionar a visibilidade orgânica e a captação de leads, criar um site funcional e organizado é só o primeiro passo. Se você quer fazer as plataformas digitais da sua empresa brilharem nas pesquisas, o “pulo do gato” é entender a dinâmica das intenções de busca.


Sem essa sacada, até mesmo uma página linda e cheia de conteúdo bom pode acabar ficando para trás no ranking de resultados do Google. Parece frustrante, né?


Foi isso que aconteceu com uma empresa que foi cliente nossa aqui na Wesearch. A seguir, a gente vai te mostrar rapidinho como a nossa equipe atuou para resolver esse problema.


1. O negócio


A história de hoje é sobre uma fintech do mercado de crédito focada no oferecimento de empréstimos pessoais com contratação online. No site oficial da empresa, todas as principais informações sobre a solução de empréstimo pessoal ficavam reunidas em uma landing page.


2. O problema


Quando essa grande especialista em crédito procurou a consultoria de SEO da Wesearch, o principal desafio era a dificuldade de se posicionar bem nos resultados de buscas.


Apesar da interface legal e da página superinformativa sobre crédito pessoal, o site da empresa não tinha uma boa performance nos buscadores (como o adorado Google). Em outras palavras, ele raramente era exibido entre os primeiros resultados das pesquisas, mesmo aquelas que envolviam termos como “empréstimo” ou “empréstimo pessoal”.


Por causa desse problema no ranqueamento, o portal da marca não recebia tantos acessos (os primeiros resultados costumam ser campeões de cliques! 🏆). 


3. A solução


Para ajudar a fintech que acabamos de te apresentar, nossos especialistas começaram mergulhando no universo dos empréstimos digitais e no modo de funcionamento da empresa. Essa etapa de imersão foi essencial para garantir uma compreensão aprofundada dos fatores que influenciavam o potencial de ranqueamento do site.


Com boas doses de benchmarking, análises técnicas e estudos de mercado, percebemos que seria interessante criar mais pontos de acesso ao portal: além de manter a landing page de empréstimo pessoal, o site passou a ter espaços dedicados às diferentes finalidades que costumam levar as pessoas a buscarem por crédito.


Isso significa que ele ganhou várias páginas com temas como:


  → Empréstimo pessoal para viajar;

  → Empréstimo para empreendedores autônomos;

  → Empréstimo para cirurgia plástica;

  → Empréstimo para casamento, etc…


Essa segmentação ajudou a direcionar um tráfego de usuários nichados, que faziam as pesquisas de acordo com interesses específicos. Ela também contribuiu para consolidar o site como autoridade no tema de crédito pessoal, algo que pode ajudar bastante no ranqueamento.


Mas essa nem é a parte mais legal, tá?


Nós também sugerimos a adição de um novo elemento nas páginas de empréstimo pessoal: o simulador de empréstimos.


Depois da mudança, os usuários que chegavam até o site não se deparavam somente com conteúdos informativos sobre os diferentes “tipos” de empréstimos e com um formulário de contato. 


Eles também encontravam um jeito de simular facilmente as condições de pagamento da linha de crédito, incluindo o prazo de quitação e o valor das parcelas. 


Assim, as páginas do site se tornaram muito mais úteis para quem estava no meio do caminho entre a etapa de buscar informações gerais sobre o tema e a etapa de fechar um contrato


4. O resultado


Para entender por que o simulador de empréstimo foi um divisor de águas para a performance do site, você precisa conhecer o conceito de intenção de busca.


Em SEO, as intenções de busca são as motivações que levam os usuários a fazerem pesquisas na web


É simples: sempre que uma pessoa realiza uma busca no Google, ela tem um objetivo em mente. Alguém que pesquisa “o que é empréstimo pessoal?”, por exemplo, provavelmente deseja se informar sobre essa modalidade de crédito de maneira geral.


Antes do simulador, essa intenção de busca informacional era o que predominava nas páginas do site da fintech.


Com o novo recurso, elas passaram a satisfazer também as necessidades de quem tinha uma intenção de busca comercial – que é quando os usuários procuram por informações mais específicas e aprofundadas sobre um determinado produto ou serviço –.


Dessa forma, o conteúdo do site se tornou mais relevante para as pessoas que tinham o objetivo de conhecer o funcionamento prático das linhas de crédito oferecidas pela empresa. 


E como o Google sempre se esforça para que os usuários encontrem exatamente o que procuram, a capacidade de atender às intenções de busca é um fator importantíssimo para o ranqueamento.


Graças a essas mudanças, o site da nossa cliente conquistou os resultados que você pode conferir no gráficos abaixo:


Páginas de motivo


ree


Incrível, né?


Esse é um ótimo exemplo de como uma estratégia de SEO focada nas pessoas usuárias tem o poder de encantar o público e os mecanismos de busca ao mesmo tempo! É como a gente sempre diz por aqui: se você se preocupa com o usuário, o Google se preocupa com você.


E aí, curtiu? Então que tal continuar aprendendo sobre intenção de busca, ranqueamento e muito mais? No Blog da Wesearch, você encontra vários conteúdos cheios de informações valiosas para quem deseja transformar os negócios usando a magia do SEO. Não deixa de conferir nossos materiais! E se quiser saber mais sobre como podemos te ajudar, vem falar com a nossa equipe. A gente faz questão de pensar no seu produto e no seu modelo de negócio, em cada etapa do projeto.

Comentários


bottom of page